Matéria do Jornal O NORTE João Pessoa 31/01/2006
artes visuais
Aula prática de artes plásticas
Projeto Latitude, aprovado pelo FIC, será inaugurado, amanhã, pelo artista plástico Fred Svendsen
Um imenso painel medindo dois metros de altura por seis de comprimento será pintado a partir de amanhã pelo artista plástico paraibano Fred Svendsen. O inusitado nesse trabalho - intitulado projeto Latitude - é que ele será observado durante o processo por alunos da rede pública de ensino, o que deverá se transformar numa verdadeira aula "ao vivo" de artes plásticas. O ateliê será montado em um galpão do Centro Histórico de João Pessoa e deverá funcionar até o dia 30 de abril. As visitações podem ser feitas na Praça Antenor Navarro, 22, no Centro Histórico, e agendadas pelo telefone 8819-5478.
O projeto está sendo realizado com o apoio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC) e o painel será doado para a Subsecretaria de Cultura do Estado. O artista está tão empolgado com a realização que já disponibilizou um blog na internet sobre o assunto. Para obter mais informações sobre o projeto Latitude basta acessar o seguinte endereço: www.latitude34.blogspot.com
Latitude é um projeto que propõe realizar em três meses uma pintura onde o tema será voltado para as paisagens paraibanas condensando a Paraíba a um só quadro. Será realizado em um ateliê aberto à visitação das escolas públicas, dando oportunidade aos alunos e professores de presenciarem e compartilharem com o artista seu momento de criação.
Para Fred Svendsen, a expectativa é de que haja um retorno importante para os alunos e também para sua carreira como artista plástico pela troca de informações e interatividade. "Gosto desse trabalho didático e produzir esse painel sendo observado pelos alunos da rede pública vai ser uma experiência muito interessante para mim. O painel tem medidas muito grandes e a gente vai poder retratar muito da cultura e dos costumes do povo paraibano", disse.
Sobre o painel, Fred revela: "Sempre pensei em desenvolver um painel desta magnitude, sim porque se trata de uma grande tela ou seja, é gigantesca, pois tem dois metros, por seis metros de comprimento, que me desse a oportunidade de fazer uma ligação, em uma mesma tela de todas as imagens que eu gostaria de colocar alí naquele projeto, esta foi a idéia fundamental, quando pensei em "Latitude", poderia até chamar de "Latitude 34" que é a latitude da Paraíba, mas para não ficar tão óbvia, resolvi tirar o 34, o que só veio a melhorar mais ainda a idéia".
"Este projeto desenvolverei com muito carinho, pois faz parte de uma transição muito importante na minha vida profissional, que é a passagem das minhas imagens para paisagens, não que eu vá deixar de pensar nas minhas figuras que desenvolvo há mais de 30 anos, mas as paisagens, em muitos momentos me servirão de cenário para compor o mundo das minhas figuras. E estas paisagens adaptam-se muito bem às grandes telas, pela liberdade e pela falta de compromisso com o qual eu pretendo compor. Não existirá uma métrica para este trabalho, estará completamente livre das leis que regem uma pintura ou um quadro. Quero trabalhar para que esta seja minha "Monalisa", para que no futuro próximo ainda continue um trabalho atual, e marcante, para isto ficará no acervo do Estado, com o propósito de um dia fazer parte de um museu do Estado da Paraíba, em João Pessoa", conclui.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial